Seis anos de muitas oportunidades
A primeira infância compreende os primeiros 6 anos de vida de cada pessoa. Nessa etapa, o cérebro registra cerca de 1 milhão de sinapses por segundo. Ao final dela, meninos e meninas terão estabelecido 90% do total de suas conexões neuronais.
O desenvolvimento na primeira infância tem, portanto, papel decisivo na capacidade de cada criança aprender, adaptar-se a mudanças e demonstrar resiliência em situações difíceis. Ou seja, essa influência se dá não apenas em suas habilidades cognitivas, mas também em suas habilidades sociais e emocionais.
Investimento para uma sociedade mais justa e equitativa
Experiências de diferentes locais do mundo mostram que o investimento na primeira infância é uma medida eficaz para acabar com a pobreza intergeracional.
Esse impacto positivo está atestado em um estudo do economista James Heckman, vencedor do Prêmio Nobel em 2000, segundo o qual cada dólar investido nessa fase retorna sete vezes à sociedade. Outra pesquisa, conduzida ao longo de mais de 30 anos pela Universidade das Índias Orientais, identificou uma maior escolaridade e salários 25% mais altos entre quem recebeu cuidados na primeira infância, além de menos envolvimento em atividades ilegais e menos casos de depressão.
Diante desse cenário, investir em programas e políticas públicas voltados para o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças até os 6 anos é um passo importante para combater as desigualdades sociais desde a sua origem.
Estratégias para alavancar a primeira infância no Brasil
Para garantir um desenvolvimento infantil saudável a todas as crianças, é preciso integrar práticas e saberes múltiplos. Por isso, o Núcleo Ciência Pela Infância lidera iniciativas que partem do conhecimento científico para fortalecer e qualificar as políticas públicas voltadas para essa fase tão essencial da vida.
Perguntas frequentes
Encontre respostas para as perguntas mais frequentes sobre a primeira infância.
A primeira infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos. É neste período que se formam as bases do desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional. É uma etapa fundamental para que cada pessoa possa realizar seu pleno potencial ao longo de sua existência.
Evidências científicas têm demonstrado que o cérebro se desenvolve rapidamente nos primeiros anos de vida e é muito sensível aos cuidados e estímulos ambientais. Trata-se de um período tido como uma “janela de oportunidades”, porque nele a aprendizagem de habilidades e o desenvolvimento de aptidões e competências acontecem com mais facilidade.
Crianças com desenvolvimento integral saudável durante os primeiros anos de vida têm mais capacidade de se adaptarem a diferentes ambientes e de adquirirem novos conhecimentos, contribuindo para que posteriormente obtenham um bom desempenho escolar, alcancem realização pessoal, vocacional e econômica e se tornem cidadãos responsáveis.
A baixa cobertura de atendimento pré-natal e de vacinação infantil, a exposição à violência, a desnutrição, a negligência e a falta de acesso a educação de qualidade são alguns dos fatores de risco enfrentados pelas crianças brasileiras.
A ciência já mostrou que, se melhorarmos as condições de vida das crianças mais vulneráveis agora, garantindo a elas saúde, afeto, nutrição, segurança e educação de qualidade, aumentamos muito as possibilidades de que tenham um futuro melhor. Quanto antes essa intervenção acontecer, mais chances essas crianças têm para alcançar seu pleno potencial, diminuindo inclusive o envolvimento futuro delas em atividades criminosas, suas taxas de evasão escolar e o desenvolvimento de comportamentos agressivos.
Toda a sociedade é, em alguma medida, responsável pela promoção do desenvolvimento infantil. Pais, mães e demais cuidadores contribuem para o crescimento das crianças ao oferecer afeto, diálogo e interações positivas. Às demais pessoas, cabe a vigilância para que os ambientes nos quais as crianças transitam sejam seguros, inclusivos, estimulantes e livres de qualquer preconceito. Já as políticas públicas têm o papel de apoiar os cuidadores e garantir acesso a serviços essenciais, como saúde, nutrição, segurança e educação de qualidade.
A primeira infância é transversal a diferentes setores da administração pública – da saúde à educação, da assistência social à cultura, do meio ambiente à segurança pública. Por isso, ela deve ser considerada em todas as esferas. Se você atua neste ramo, vale a pena conhecer e se aprofundar nas evidências científicas presentes nos materiais produzidos pelo Núcleo Ciência Pela Infância e disponibilizados gratuitamente em nosso site, nossa newsletter e nossas redes sociais. Com essas informações, você pode se preparar para pautar o tema nas mais diversas ocasiões.
Você pode entrar em contato conosco através do nosso e-mail ncpi@ncpi.org.br ou pelo nosso WhatsApp +55 11 932144113.
Se você é jornalista, pode entrar em contato com a nossa assessoria de imprensa através do e-mail gp4@fundamento.com.br
Como o NCPI pode apoiar você
Acesse os conteúdos produzidos pelo Comitê Científico do NCPI e confira como eles podem apoiar você no fortalecimento de políticas públicas para a primeira infância em sua cidade ou estado.
Evidências científicas sistematizadas
Acesso aos resultados das pesquisas internacionais e nacionais, apresentados de forma descomplicada e objetiva, abordando temas centrais da primeira infância, sempre com atenção ao contexto brasileiro
Iniciativas para acompanhar de perto
Saiba mais sobre o Prêmio Ciência pela Primeira Infância, o Simpósio Internacional, o Programa de Liderança Executiva e a Comunidade de Líderes
Canal aberto com a equipe do NCPI
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