A etapa inicial da vida é cientificamente reconhecida como um momento fundamental para o desenvolvimento do ser humano, pois as experiências vividas na primeira infância – período que abrange do nascimento aos seis anos de idade – afetam profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos. E é exatamente por causa do enorme potencial transformador dessa fase da vida tão delicada e, ao mesmo tempo tão valiosa, capaz de gerar alicerces fortes para o futuro, que o Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) elegeu-a como seu foco de trabalho.
Nossa perspectiva é de que a ciência aplicada é chave para o fortalecimento de políticas públicas, programas e práticas profissionais, cujo foco seja a melhoria da qualidade de vida de crianças pequenas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade. Entendemos que ao direcionar o conteúdo a líderes e tomadores de decisão do setor público e da sociedade civil de um modo geral, conseguimos estimular a aplicação dos conhecimentos disponibilizados na prática. Adicionalmente, apoiamos ainda soluções inovadoras que gerem impacto positivo em crianças de até seis anos e tenham potencial de escala.
FRENTES DE ATUAÇÃO
Para cumprir o objetivo de promover uma ponte entre o conhecimento produzido pela comunidade científica e a sociedade, o NCPI atua por meio de quatro frentes: Simpósio Internacional, Comitê Científico, iLab Primeira Infância e Programa de Liderança Executiva, sendo todas elas guiadas por princípios fundamentais: ciência e inovação, desenvolvimento de lideranças, comunicação e avaliação.
A disseminação de conteúdos científicos, materiais teóricos e práticos, somada a esforços de sensibilização e mobilização, possibilitam não só sua aplicação em iniciativas voltadas ao desenvolvimento da primeira infância, como também ajudam a qualificar o debate público sobre o tema.
ORGANIZAÇÕES INTEGRANTES
Fundado em 2011, o NCPI é uma coalizão que reúne seis organizações de natureza e competências diversificadas, que contribuem com as atividades por meio do aporte de recursos financeiros, cessão de infraestrutura, suporte técnico e/ou apoio estratégico. Conheça mais sobre cada uma das entidades: