Este working paper é uma edição especial que tem como objetivo colaborar com a sociedade no entendimento dos efeitos da pandemia de Covid-19 no desenvolvimento infantil e sugerir algumas estratégias para lidar com os desafios decorrentes da crise, atenuando os impactos negativos sobre as crianças brasileiras.
Sem compreender direito a situação, é natural que as crianças pequenas passem a dormir mal, não comer, chorar, morder, demonstrar apatia ou distanciamento: são formas de elas lidarem com a situação adversa.
Conceitos-chave
A publicação traz alguns conceitos-chave essenciais para aprofundar entendimento de repercussões da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento infantil.
Estresse Tóxico
Ocorre quando a criança vivencia adversidades por um longo período sem o suporte de um adulto. O estresse tóxico pode interromper o desenvolvimento saudável do cérebro e de outros sistemas do corpo, aumentando o risco de uma série de doenças.
Função reflexiva
Possibilita compreender as atitudes dos outros e agir de maneira adaptada em contextos interacionais específicos. Quando prejudicada, nas situações de incerteza e de perdas os neurônios que controlam as respostas de medo ficam mais ativos, fazendo com o que o cérebro interprete mais situações como ameaçadoras e reaja de acordo, provocando na criança sentimentos de raiva, medo da doença e ansiedade pela perda do vínculo com pessoas.
Cosmologia
Refere-se ao sistema de crenças, mitos, rituais e conhecimentos sobre a origem, estrutura e funcionamento do universo conforme entendido por uma determinada cultura ou sociedade. Ou seja, ela molda a visão de mundo de uma comunidade, influenciando sua organização social, práticas religiosas e valores fundamentais.
Plasticidade cerebral
Capacidade de constante remodelação não só da função, como também da estrutura do cérebro, influenciada pela experiência e que se estende ao longo da vida.
Parentalidade positiva
O conceito é usado para descrever o conjunto de atividades desempenhadas pelo adulto de referência em seu papel de assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento pleno da criança, de modo a promover a sua integração social e torná-la progressivamente autônoma.
Caderneta da Criança
Uma ferramenta relevante para o cuidado de puericultura, de posse das famílias, é um material que possui um conteúdo que as famílias podem usar para o acompanhamento e observação das crianças e, em caso de dúvidas, podem contatar por telefone os serviços de saúde.
Puericultura
Ações ou atividades de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, incluindo orientações e apoio para as famílias realizarem os cuidados adequados.
Raio-X da publicação
Estudo realizado em Shaanxi, na China, em fevereiro de 2020, avaliou os efeitos imediatos da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento psicológico de 320 crianças e adolescentes de 3 a 18 anos de idade. Os resultados mostraram prevalência de problemas emocionais e comportamentais.
Em alguns contextos familiares que nem sempre são amorosos e seguros, problemas já existentes como negligência, maus tratos, desnutrição, problemas de saúde mental dos pais, entre outros, podem ter sido potencializados pelo distanciamento social e pelo estresse.
Nos domicílios em que a mulher está grávida e sofre violência, o feto fica sujeito a ter seu desenvolvimento comprometido. Presenciar ou vivenciar atos violentos são fontes de estresse tóxico para a criança.
Aumento do desemprego, cortes salariais e queda na demanda por serviços informais foram alguns dos efeitos colaterais do distanciamento social que prejudicaram a obtenção de renda, principalmente entre as famílias mais vulneráveis.
Em 2020, estimava-se que a renda dos trabalhadores informais seria a mais afetada, e que isso provavelmente aumentaria o número de crianças em situação de pobreza, que já não era baixo: 5,4 milhões de crianças de 0 a 6 anos (29% do total) viviam em domicílios pobres (renda média mensal abaixo de R$ 250).
Nesse mesmo ano, segundo dados do Ministério da Educação, 34% das crianças de 0 a 3 anos e 93% das crianças entre 4 e 5 anos frequentavam a creche e a pré-escola, respectivamente. Com o fechamento destas instituições, as crianças foram impactadas de diversas formas.
Efeitos na Educação
NUTRIÇÃO: A merenda, que é muitas vezes a principal refeição do dia, fez falta para os filhos de famílias mais vulneráveis.
VIOLÊNCIA: Passando mais tempo em casa, a criança ficou mais suscetível a agressões, negligência e falta de estímulos positivos que são necessários ao seu desenvolvimento.
SAÚDE MENTAL: A sobrecarga trazida pela falta do apoio do ambiente escolar acentuou os casos de depressão materna.
Recomendações baseadas em evidências
Lidar com o estresse provocado por um evento ameaçador envolve o atendimento a três necessidades psicológicas universais que valem tanto para o adulto quanto para a criança.
Senso de Pertecimento
Sentir-se aceito e compreendido pelos outros, ter relações próximas estáveis, seguras e duradouras.
Autonomia
Acreditar na sua capacidade de realizar tarefas ou tomar decisões, assumindo as consequências do seu próprio comportamento
Competência
Sensação de manter o controle da situação, sendo capaz de gerenciar desafios e cumprir metas e objetivos.
Para mais recomendações, acesse o conteúdo completo
Autores
Comitê Científico do NCPI (2020)
Alicia Matijaevich Manitto, Anna Maria Chiesa, Beatriz Abuchaim, Charles Kirschbaum, Darci Neves dos Santos, Débora Falleiros de Mello, Fernando Mazzili Louzada, Helena Paula Brentani, Lino de Macedo, Lislaine Aparecida Fracolli, Luis Ricardo Bernardo Ramos da Silva, Marcia Castro, Maria Beatriz Martins Linhares, Maria Malta Campos, Maria Thereza de Souza, Naercio Aquino Menezes Filho, Patricia Meira de Vasconcellos, Rogerio Lerner, Rudi Rocha e Vivian Jacobsohn Serebrinic
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