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Why early childhood?

Explore the critical importance of nurturing early developmental stages and the profound, enduring impact this has throughout a person’s life

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DISCOVER

A formative six-year journey

Early childhood encompasses the initial six years of life, a period marked by rapid brain development, with about one million neural synapses forming each second. By the end of early childhood, a child will have developed 90% of their brain’s capacity.

This crucial phase significantly influences a child’s learning capacity, adaptability to changes, and resilience in the face of challenges. It shapes not just their cognitive abilities but also their social and emotional competencies.

FIGHTING INEQUALITY

Investing in a fairer and more equitable society

Global evidence underscores the effectiveness of early childhood investments in breaking cycles of intergenerational poverty.

Renowned economist James Heckman, Nobel Prize laureate in 2000, found that each dollar invested in early childhood yields a sevenfold return to society. Furthermore, a longitudinal study spanning over three decades by the University of the East Indies demonstrated that individuals who received early childhood care achieved higher educational levels, earned 25% more income, engaged less in unlawful activities, and reported fewer instances of depression.

Against this backdrop, prioritizing investments in programs and public policies that support the healthy development and well-being of children up to six years old is crucial for addressing social inequalities from the outset.

OUR BET

Advancing early childhood development in Brazil

Integrating diverse practices and knowledge is crucial for ensuring the healthy development of all children. At the Núcleo Ciência Pela Infância, we spearhead initiatives that utilize scientific insights to bolster and refine public policies targeting this critical developmental stage.

Entenda Mais

Perguntas frequentes

Encontre respostas para as perguntas mais frequentes sobre a primeira infância.

A primeira infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos. É neste período que se formam as bases do desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional. É uma etapa fundamental para que cada pessoa possa realizar seu pleno potencial ao longo de sua existência.

Evidências científicas têm demonstrado que o cérebro se desenvolve rapidamente nos primeiros anos de vida e é muito sensível aos cuidados e estímulos ambientais. Trata-se de um período tido como uma “janela de oportunidades”, porque nele a aprendizagem de habilidades e o desenvolvimento de aptidões e competências acontecem com mais facilidade.

Crianças com desenvolvimento integral saudável durante os primeiros anos de vida têm mais capacidade de se adaptarem a diferentes ambientes e de adquirirem novos conhecimentos, contribuindo para que posteriormente obtenham um bom desempenho escolar, alcancem realização pessoal, vocacional e econômica e se tornem cidadãos responsáveis.

A baixa cobertura de atendimento pré-natal e de vacinação infantil, a exposição à violência, a desnutrição, a negligência e a falta de acesso a educação de qualidade são alguns dos fatores de risco enfrentados pelas crianças brasileiras.

A ciência já mostrou que, se melhorarmos as condições de vida das crianças mais vulneráveis agora, garantindo a elas saúde, afeto, nutrição, segurança e educação de qualidade, aumentamos muito as possibilidades de que tenham um futuro melhor. Quanto antes essa intervenção acontecer, mais chances essas crianças têm para alcançar seu pleno potencial, diminuindo inclusive o envolvimento futuro delas em atividades criminosas, suas taxas de evasão escolar e o desenvolvimento de comportamentos agressivos.

Toda a sociedade é, em alguma medida, responsável pela promoção do desenvolvimento infantil. Pais, mães e demais cuidadores contribuem para o crescimento das crianças ao oferecer afeto, diálogo e interações positivas. Às demais pessoas, cabe a vigilância para que os ambientes nos quais as crianças transitam sejam seguros, inclusivos, estimulantes e livres de qualquer preconceito. Já as políticas públicas têm o papel de apoiar os cuidadores e garantir acesso a serviços essenciais, como saúde, nutrição, segurança e educação de qualidade.

A primeira infância é transversal a diferentes setores da administração pública – da saúde à educação, da assistência social à cultura, do meio ambiente à segurança pública. Por isso, ela deve ser considerada em todas as esferas. Se você atua neste ramo, vale a pena conhecer e se aprofundar nas evidências científicas presentes nos materiais produzidos pelo Núcleo Ciência Pela Infância e disponibilizados gratuitamente em nosso site, nossa newsletter e nossas redes sociais. Com essas informações, você pode se preparar para pautar o tema nas mais diversas ocasiões.

Você pode entrar em contato conosco através do nosso e-mail ncpi@ncpi.org.br ou pelo nosso WhatsApp +55 11 932144113.

Se você é jornalista, pode entrar em contato com a nossa assessoria de imprensa através do e-mail gp4@fundamento.com.br

FOR PUBLIC ADMINISTRATORS

How NCPI can support you

Acesse os conteúdos produzidos pelo Comitê Científico do NCPI e confira como eles podem apoiar você no fortalecimento de políticas públicas para a primeira infância em sua cidade ou estado.

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Systematized scientific evidence

Gain access to distilled results from both international and national research, presented clearly and concisely, focusing on pivotal early childhood themes within the Brazilian context

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Initiatives to follow closely

Discover more about our core initiatives, such as the Science for Early Childhood Award, the International Symposium, the Executive Leadership Program, and the Community of Leaders

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Open channel with the NCPI team

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