Conheça os finalistas da segunda edição
O 2º Prêmio Ciência pela Primeira Infância recebeu 150 inscrições de mestres e doutores de todas as cinco regiões do país. Após quase dois meses de seleção, o júri chegou à lista de finalistas.
O grupo será contemplado com uma capacitação em comunicação da ciência aplicada às políticas públicas e uma viagem para participação no evento de premiação, além de participação em uma rede plural de pesquisadores. Os vencedores serão conhecidos em outubro.
Promoting diversity and science dissemination
The Science for Early Childhood Award supports researchers who explore early childhood issues within the Brazilian context, emphasizing the diversity of approaches for children from birth to the age of six. The selection process favors researchers of Black or Indigenous descent from the North and Northeast regions.
Selected researchers receive a day of training in scientific communication and editorial support to refine their studies for broader dissemination. The findings are presented in various formats, complete with actionable recommendations for policymakers to refine early childhood public policies. Additionally, winners receive a financial grant to further their research endeavors.
Conheça pesquisadores e estudos reconhecidos
A primeira edição do Prêmio teve 15 agraciados, sendo 9 finalistas e 6 vencedores, divididos em três eixos temáticos.
Eixo Infâncias Plurais no Brasil

Dalila Xavier de França
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Mães que dialogam sobre racismo e valorização do grupo racial fortalecem a autoestima de crianças negras
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Jaqueline Lima Santos
CEDI/FMUSP
Diversidade na primeira infância: como implementar políticas públicas para o cuidado e desenvolvimento de crianças em povos e comunidades tradicionais
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Emilene Leite de Sousa
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
A participação das crianças indígenas nos laudos antropológicos em processos de demarcação de terra
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Maria Carolina Ortiz Whitaker
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Estratégias de fortalecimento da cultura de paz em famílias com crianças quilombolas
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Míghian Danae Ferreira Nunes
Unilab Campus dos Malês
Espaços educativos sem racismo são indispensáveis para o desenvolvimento integral das crianças
Visualizar pesquisaEixo Desigualdades e Primeira Infância

Hermano Alexandre Lima Rocha
Universidade Federal do Ceará (UFC)
A transferência condicional de renda e a redução do atraso no desenvolvimento infantil
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Clarice Maria de Lucena Martins
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
A importância do equilíbrio entre atividade física, tempo sedentário e sono para o desenvolvimento infantil – Projeto Movement’s Cool
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Fabiana de Oliveira
Universidade Federal de Alfenas (Unifal)
O combate ao racismo na formação de professores da educação infantil
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Gilberto Kac
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Desigualdades e desenvolvimento na primeira infância: resultados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019)
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Thais Martins da Silva
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Desigualdades sociais no domínio psicológico da insegurança alimentar entre mães do Sul do Brasil durante a pandemia do Covid-19
Visualizar pesquisaEixo Avaliação de Políticas Públicas em Primeira Infância

Dandara de Oliveira Ramos
Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Cidacs-Fiocruz Bahia
Avaliação do impacto do Programa Bolsa Família na mortalidade na infância
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Denise Lima Nogueira
Faculdade Luciano Feijão
Impacto das práticas de gestão à saúde materno-infantil na mortalidade das crianças de Sobral (Ceará)
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Patrícia Alvarenga
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Mães que recebem orientações em visitas domiciliares sobre como brincar e se comunicar com seus bebês fortalecem o desenvolvimento dos filhos
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Chrissie Ferreira de Carvalho
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Intervenções com jogos melhoram habilidades emocionais de crianças na educação infantil
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Eduardo Chaves da Silva
Universidade de Brasília (UnB)
Garantir a participação de crianças e suas famílias na formulação de políticas públicas é fundamental
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