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Iniciativas

Prêmio Ciência pela Primeira Infância

Com o objetivo de identificar e reconhecer pesquisadores de primeira infância, o Prêmio Ciência pela Primeira Infância visa a promoção e a disseminação do conhecimento científico para apoiar a formulação e qualificação de políticas públicas em primeira infância no Brasil.

Explore a iniciativa

Terceira edição a caminho

Você dedica seus estudos às realidades das crianças brasileiras de até 6 anos? Pois saiba que uma nova edição do Prêmio Ciência pela Primeira Infância será realizada ainda em 2025. Acompanhe as redes sociais do NCPI, inscreva-se em nossa newsletter e fique de olho por aqui para saber em primeira mão todas as novidades sobre inscrições, regulamento e cronograma.

Descubra

Valorização da diversidade e disseminação da ciência

O Prêmio Ciência pela Primeira Infância se destina a pesquisadores com estudos focados em temáticas da primeira infância e sua relação com o contexto brasileiro.

De forma a evidenciar a diversidade de abordagens existentes para as crianças de 0 a 6 anos, a seleção inclui critérios de priorização para pesquisadores de origem preta, parda ou indígena e com atuação nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Os selecionados são contemplados com uma jornada formativa sobre comunicação científica. Seus estudos também passam por um processo de edição orientado para a visualização dos resultados obtidos. Esses conteúdos são disponibilizados em diferentes formatos e incluem recomendações para a atuação de gestores com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à primeira infância. Além disso, os vencedores recebem um valor em dinheiro para investir na própria pesquisa.

Quem faz

Conheça os estudos reconhecidos

Pesquisas vencedoras e finalistas abordam temáticas prioritárias para as primeiras infâncias brasileiras

Eixo Infâncias Plurais no Brasil

Vencedora

Dalila Xavier de França

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mães que dialogam sobre racismo e valorização do grupo racial fortalecem a autoestima de crianças negras

Vencedora

Jaqueline Lima Santos

CEDI/FMUSP

Diversidade na primeira infância: como implementar políticas públicas para o cuidado e desenvolvimento de crianças em povos e comunidades tradicionais

Finalista

Emilene Leite de Sousa

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

A participação das crianças indígenas nos laudos antropológicos em processos de demarcação de terra

Finalista

Maria Carolina Ortiz Whitaker

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Estratégias de fortalecimento da cultura de paz em famílias com crianças quilombolas

Finalista

Míghian Danae Ferreira Nunes

Unilab Campus dos Malês

Espaços educativos sem racismo são indispensáveis para o desenvolvimento integral das crianças

Eixo Desigualdades e Primeira Infância

Vencedor

Hermano Alexandre Lima Rocha

Universidade Federal do Ceará (UFC)

A transferência condicional de renda e a redução do atraso no desenvolvimento infantil

Finalista

Clarice Maria de Lucena Martins

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

A importância do equilíbrio entre atividade física, tempo sedentário e sono para o desenvolvimento infantil – Projeto Movement’s Cool

Finalista

Fabiana de Oliveira

Universidade Federal de Alfenas (Unifal)

O combate ao racismo na formação de professores da educação infantil

Finalista

Gilberto Kac

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Desigualdades e desenvolvimento na primeira infância: resultados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019)

Finalista

Thais Martins da Silva

Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Desigualdades sociais no domínio psicológico da insegurança alimentar entre mães do Sul do Brasil durante a pandemia do Covid-19

Eixo Avaliação de Políticas Públicas em Primeira Infância

Vencedora

Dandara de Oliveira Ramos

Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Cidacs-Fiocruz Bahia

Avaliação do impacto do Programa Bolsa Família na mortalidade na infância

Vencedora

Denise Lima Nogueira

Faculdade Luciano Feijão

Impacto das práticas de gestão à saúde materno-infantil na mortalidade das crianças de Sobral (Ceará)

Vencedora

Patrícia Alvarenga

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mães que recebem orientações em visitas domiciliares sobre como brincar e se comunicar com seus bebês fortalecem o desenvolvimento dos filhos

Finalista

Chrissie Ferreira de Carvalho

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Intervenções com jogos melhoram habilidades emocionais de crianças na educação infantil

Finalista

Eduardo Chaves da Silva

Universidade de Brasília (UnB)

Garantir a participação de crianças e suas famílias na formulação de políticas públicas é fundamental

Doutorado

Vencedor

Eduardo Viegas da Silva

Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Avaliação do impacto de um programa de visitas domiciliares (PIM) de larga escala para promoção do desenvolvimento na primeira infância: quase-experimento aninhado à coorte de nascimentos de Pelotas de 2015

Vencedora

Eliana Campos Pojo Toutonge

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Gramáticas sociais das águas por crianças da comunidade quilombola Tauerá-Açú, Abaetetuba, Pará

Vencedora

Poliana Rebouças de Magalhães

Cidacs/Fiocruz-BA

Desigualdades raciais e mortalidade infantil no Brasil: um estudo longitudinal nacional de 19 milhões de recém-nascidos

Vencedor

Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Efetividade de uma intervenção participativa para promoção e apoio ao aleitamento materno por meio de rede social on-line

Vencedor

Ueliton Santos Moreira Primo

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Como conversar as crianças sobre raça e racismo: experiências de famílias brasileiras

Finalista

Carolina Santiago Vieira

Cidacs/Fiocruz-BA

Mudanças recentes nas trajetórias de crescimento: um estudo de coorte de base populacional com mais de 5 milhões de crianças brasileiras nascidas entre 2001 e 2014

Finalista

Gioconda Ghiggi

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

O lugar das crianças migrantes e refugiadas nas políticas públicas em educação infantil no Brasil

Finalista

Maria del Pilar Flores-Quispe

Cidacs/Fiocruz-BA

Qualidade da atenção à saúde da criança na primeira semana de vida na atenção básica no Brasil: uma análise do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

Finalista

Mirela Dantas Ricarte

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Percepção de cuidadores sobre o programa de parentalidade digital PIPA

Finalista

Silvana Alves Pereira

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Um olhar para os nossos pequenos guerreiros: barreiras e oportunidades na continuidade do cuidado com o prematuro em vulnerabilidade socioeconômica

Mestrado

Vencedora

Helena Benes Matos da Silva

UFBA/Cidacs-Fiocruz-BA

Disparidades étnico-raciais na trajetória de crescimento infantil no Brasil: um estudo nacional longitudinal com 4 milhões de crianças

Vencedora

Mônica Maria Sousa de Oliveira

Fiocruz-RJ

e-Conexão Naturez@ - um estudo sobre a formação virtual-vivencial de profissionais da educação infantil do estado do Rio de Janeiro

Finalista

Diego Palmiere Fernandes

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Inferência causal aplicada em políticas públicas regionais: o impacto do Proinfância no desempenho escolar dos municípios da Paraíba

Finalista

Ingrid Pacheco

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Repercussões da Covid-19 na primeiríssima infância: percepções de famílias em contextos de pobreza sobre o crescimento e desenvolvimento infantil

Finalista

Mirella Rabelo Almeida Farias Allende

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Contexto socioeducacional e a avaliação do desenvolvimento funcional e Comportamento adaptativo de crianças com Síndrome Congênita de Zika (SCZ): contribuições para a intersetorialidade entre educação e saúde

2024

2026

Números

Resultados da iniciativa

Nas duas edições já realizadas, em 2022 e 2024, o Prêmio contou com a inscrição de pesquisas de todas as regiões brasileiras. Dos 30 pesquisadores reconhecidos, 70% atuam nas regiões Norte ou Nordeste, 36,6% são pessoas negras e 76,7% são mulheres. Após a seleção, a equipe do NCPI realiza um processo de edição orientado para a visualização dos resultados obtidos em cada uma das pesquisas, com a produção de entrevistas em vídeo e infográficos disponíveis para download.

228

Inscrições nas duas edições já realizadas

30

Finalistas nas duas edições

13

Pesquisadores negros entre os finalistas

Como se envolver

Acompanhe as ações desta iniciativa

As inscrições para participação no Prêmio são sazonais. Neste momento, não há inscrições abertas, mas uma nova edição está prevista para ocorrer ainda em 2025. Você pode acompanhar a divulgação do conteúdo das pesquisas finalistas nas redes sociais do NCPI e por meio de nossa newsletter quinzenal. Caso deseje receber notificações sobre a próxima edição, cadastre-se abaixo.

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