A defesa do uso de evidências para a formulação de políticas públicas e programas tem ganhado força nos últimos tempos, reflexo da convicção de que seus resultados são mais eficazes quando estão baseados em elementos científicos.
No entanto, muitas vezes na etapa da implementação, os agentes políticos encontram dificuldade para compreender e adaptar as evidências científicas ao cotidiano. Esse contexto reforça a importância de valorizar a integração entre a ciência da implementação – que fornece estratégias e informações para guiar a execução – à perspectiva prática, que trata das adaptações contextuais necessárias para a efetivação de uma política pública.
Assim, em 2020, o Núcleo Ciência Pela Infância lançou o curso on-line de curta duração “Ciência e Implementação de Políticas Públicas na Primeira Infância”, em parceria com o CGPP – Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper.
O propósito dessa formação é valorizar a integração entre pesquisa, política e prática. Para isso, o curso apresenta componentes e metodologias para que os participantes sejam efetivamente capazes de aprimorar a implementação de políticas públicas pautadas em evidências e com foco no desenvolvimento saudável da primeira infância, em seus territórios e esferas de atuação.
COMO FUNCIONA
O curso tem duração de 7 semanas e o conteúdo é dividido em 5 módulos: