As raízes de uma sociedade saudável e justa podem ser construídas na primeira infância. Uma liderança comprometida com desenvolvimento do país e atuante no setor social tem o potencial de alavancar seu crescimento desenvolvimento de uma nação, estabelecendo as bases para uma nação mais próspera.
Com base nesses princípios, em 2012, o NCPI lançou o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, uma formação realizada em parceria com a Universidade de Harvard, que busca engajar lideranças na elaboração de iniciativas voltadas ao desenvolvimento pleno das crianças do nascimento aos 6 anos de idade.
O Programa destina-se principalmente a formuladores de políticas públicas, gestores públicos, representantes de organizações multilaterais, lideranças da sociedade civil e acadêmicos.
Até hoje, foram realizadas oito edições internacionais e duas no Brasil, que resultaram na elaboração de mais de uma centena de planos de ação – entre elas o Marco Legal da Primeira Infância – pelos mais de 570 participantes.
COMO FUNCIONA?
O programa é realizado em colaboração com o Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, tem duração aproximada de quatro meses e possui carga de 80 horas. A formação é dividida em dois módulos presenciais intercalados por atividades a distância, sendo que o primeiro módulo acontece em Cambridge, nos Estados Unidos, na Universidade de Harvard, ao longo de uma semana, e o segundo, em São Paulo, em parceria com o Insper, durante dois dias.
Os interessados em participar passam por um processo seletivo e aqueles que são selecionados devem arcar com o valor da taxa de inscrição. No entanto, algumas bolsas de estudos são oferecidas pelas instituições parceiras.
No módulo 1, a programação inclui aulas teóricas com renomados especialistas em primeira infância, discussão de casos e visitas de campo. A grade curricular abrange a ciência do desenvolvimento na primeira infância, análises de programas e políticas, e estratégias para o exercício de liderança, de forma a guiar os participantes à ação e orientar o processo à melhor tomada de decisão.
Ao final do módulo, munidos de novos conhecimentos científicos e ferramentas, os participantes elaboram, com o suporte de facilitadores, um plano de ação que deve responder na prática a um desafio relacionado à primeira infância.
Durante o período de atividades à distância, os participantes têm a oportunidade de ampliar discussões e aprofundar a busca por informações para o aprimoramento do plano de ação. Todo esse processo é orientado e mediado pelos facilitadores.
Os planos são finalmente apresentados no módulo 2, que dura dois dias e inclui ainda análise de estudos de caso e debates sobre a primeira infância no contexto brasileiro.
Muito além fortalecer o compromisso com o desenvolvimento da primeira infância e fomentar redes de relacionamento que contribuam para o debate em torno dessa pauta, o Programa de Liderança Executiva tem um papel importante no apoio à estruturação de novos projetos focados em crianças de até seis anos de idade.