Como desenvolver soluções inovadoras e altamente eficazes no campo da primeira infância que possam ser adaptadas e aplicadas a mais parcelas da população?
Essa é a proposta do iLab, uma iniciativa que acelera o desenvolvimento de projetos de inovação social orientados pelo conhecimento científico, de modo que impactem positivamente o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade e tenham potencial de escala.
Para atingir os resultados a que se propõe, o iLab utiliza uma metodologia própria, chamada IDEAS Impact FrameworkTM, que foi desenvolvida pelo Frontiers of Innovation (FOI)* – a plataforma de Pesquisa & Desenvolvimento do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard.
A IDEAS Impact FrameworkTM é fundamentada em três componentes principais: materiais estruturados, uma teoria da mudança clara e um plano de avaliação preciso. A inter-relação entre eles permite identificar o que funciona para quem e porquê. Ao elaborar soluções para públicos em condições e ambientes específicos, torna-se possível aumentar o impacto da intervenção proposta – e este é o grande diferencial da metodologia.
A palavra IDEAS é um acróstico de cinco verbos em inglês: inovar, desenvolver, avaliar, adaptar e escalar. Essa abordagem estruturada, porém flexível, guia as equipes pelas etapas de desenvolvimento, implementação, avaliação e iteração de ciclo rápido de um projeto.
Cada solução proposta pelo time do projeto passa por um ciclo de testagem, que permite que a ideia seja avaliada em termos de viabilidade e/ou efetividade. Na medida em que o piloto apresenta resultados positivos, o formato possibilita um aumento de escala e rigor de avaliação. Porém, caso a intervenção não funcione da maneira esperada, a solução volta a ser adaptada e testada em um ciclo de curta duração, para ser reavaliada. Dessa forma, busca-se dar agilidade ao processo e, ao mesmo tempo, confiabilidade ao desenvolvimento.
Para saber mais detalhes sobre a metodologia IDEAS Impact FrameworkTM, visite a página do FOI (em inglês).
* O IDEAS Impact FrameworkTM é uma iniciativa conjunta Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, do Centro de Ciências Translacionais da Universidade de Oregon e da Faculdade de Educação da Universidade de Washington.
PROJETOS EM ANDAMENTO
O iLab teve início em 2015 e atualmente possui seis projetos de várias regiões do Brasil em seu portfólio. Quatro estão na fase inicial, de avaliação pré e pós, e dois, em fase avançada, de estudo randomizado controlado (um método utilizado para testar a eficácia da abordagem proposta). A diferença entre ambas as fases está no rigor da avaliação e no número de pessoas alcançadas.
A temática dos projetos envolve educação infantil ou parentalidade, e todos recebem apoio técnico ao longo do processo, por meio de encontros presenciais e mentorias a distância, além de suporte financeiro.