Evidências científicas mostram quem o uso de telas e mídias digitais na primeira infância cresce de forma acelerada, levantando alertas sobre seus impactos no desenvolvimento infantil. No Brasil, quase metade das crianças de até 2 anos já acessa a internet, índice que chega a mais de 70% entre aquelas de 3 a 5 anos. A exposição excessiva, especialmente em contextos de vulnerabilidade social, tende a substituir o brincar, a interação e a presença de adultos, afetando linguagem, vínculos afetivos, regulação emocional e habilidades sociais essenciais nos primeiros anos de vida da criança.
Sob a coordenação das professoras Maria Beatriz Linhares e Maria Thereza de Souza, este working paper produzido pelo Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) reúne evidências científicas nacionais e internacionais sobre os efeitos do uso de telas e mídias digitais no desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. O material discute como desigualdades sociais, qualidade do conteúdo e mediação adulta influenciam os riscos e as oportunidades do ambiente digital na primeira infância.
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