Terceira edição a caminho
Você dedica seus estudos às realidades das crianças brasileiras de até 6 anos? Pois saiba que uma nova edição do Prêmio Ciência pela Primeira Infância será realizada ainda em 2025. Acompanhe as redes sociais do NCPI, inscreva-se em nossa newsletter e fique de olho por aqui para saber em primeira mão todas as novidades sobre inscrições, regulamento e cronograma.
Valorização da diversidade e disseminação da ciência
O Prêmio Ciência pela Primeira Infância se destina a pesquisadores com estudos focados em temáticas da primeira infância e sua relação com o contexto brasileiro.
De forma a evidenciar a diversidade de abordagens existentes para as crianças de 0 a 6 anos, a seleção inclui critérios de priorização para pesquisadores de origem preta, parda ou indígena e com atuação nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Os selecionados são contemplados com uma jornada formativa sobre comunicação científica. Seus estudos também passam por um processo de edição orientado para a visualização dos resultados obtidos. Esses conteúdos são disponibilizados em diferentes formatos e incluem recomendações para a atuação de gestores com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à primeira infância. Além disso, os vencedores recebem um valor em dinheiro para investir na própria pesquisa.
Conheça os estudos reconhecidos
Pesquisas vencedoras e finalistas abordam temáticas prioritárias para as primeiras infâncias brasileiras
Eixo Infâncias Plurais no Brasil

Dalila Xavier de França
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Mães que dialogam sobre racismo e valorização do grupo racial fortalecem a autoestima de crianças negras

Jaqueline Lima Santos
CEDI/FMUSP
Diversidade na primeira infância: como implementar políticas públicas para o cuidado e desenvolvimento de crianças em povos e comunidades tradicionais

Emilene Leite de Sousa
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
A participação das crianças indígenas nos laudos antropológicos em processos de demarcação de terra

Maria Carolina Ortiz Whitaker
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Estratégias de fortalecimento da cultura de paz em famílias com crianças quilombolas

Míghian Danae Ferreira Nunes
Unilab Campus dos Malês
Espaços educativos sem racismo são indispensáveis para o desenvolvimento integral das crianças
Eixo Desigualdades e Primeira Infância

Hermano Alexandre Lima Rocha
Universidade Federal do Ceará (UFC)
A transferência condicional de renda e a redução do atraso no desenvolvimento infantil

Clarice Maria de Lucena Martins
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
A importância do equilíbrio entre atividade física, tempo sedentário e sono para o desenvolvimento infantil – Projeto Movement’s Cool

Fabiana de Oliveira
Universidade Federal de Alfenas (Unifal)
O combate ao racismo na formação de professores da educação infantil

Gilberto Kac
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Desigualdades e desenvolvimento na primeira infância: resultados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019)

Thais Martins da Silva
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Desigualdades sociais no domínio psicológico da insegurança alimentar entre mães do Sul do Brasil durante a pandemia do Covid-19
Eixo Avaliação de Políticas Públicas em Primeira Infância

Dandara de Oliveira Ramos
Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Cidacs-Fiocruz Bahia
Avaliação do impacto do Programa Bolsa Família na mortalidade na infância

Denise Lima Nogueira
Faculdade Luciano Feijão
Impacto das práticas de gestão à saúde materno-infantil na mortalidade das crianças de Sobral (Ceará)

Patrícia Alvarenga
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Mães que recebem orientações em visitas domiciliares sobre como brincar e se comunicar com seus bebês fortalecem o desenvolvimento dos filhos

Chrissie Ferreira de Carvalho
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Intervenções com jogos melhoram habilidades emocionais de crianças na educação infantil

Eduardo Chaves da Silva
Universidade de Brasília (UnB)
Garantir a participação de crianças e suas famílias na formulação de políticas públicas é fundamental
Doutorado

Eduardo Viegas da Silva
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Avaliação do impacto de um programa de visitas domiciliares (PIM) de larga escala para promoção do desenvolvimento na primeira infância: quase-experimento aninhado à coorte de nascimentos de Pelotas de 2015

Eliana Campos Pojo Toutonge
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Gramáticas sociais das águas por crianças da comunidade quilombola Tauerá-Açú, Abaetetuba, Pará

Poliana Rebouças de Magalhães
Cidacs/Fiocruz-BA
Desigualdades raciais e mortalidade infantil no Brasil: um estudo longitudinal nacional de 19 milhões de recém-nascidos

Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Efetividade de uma intervenção participativa para promoção e apoio ao aleitamento materno por meio de rede social on-line

Ueliton Santos Moreira Primo
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Como conversar as crianças sobre raça e racismo: experiências de famílias brasileiras

Carolina Santiago Vieira
Cidacs/Fiocruz-BA
Mudanças recentes nas trajetórias de crescimento: um estudo de coorte de base populacional com mais de 5 milhões de crianças brasileiras nascidas entre 2001 e 2014

Gioconda Ghiggi
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
O lugar das crianças migrantes e refugiadas nas políticas públicas em educação infantil no Brasil

Maria del Pilar Flores-Quispe
Cidacs/Fiocruz-BA
Qualidade da atenção à saúde da criança na primeira semana de vida na atenção básica no Brasil: uma análise do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

Mirela Dantas Ricarte
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Percepção de cuidadores sobre o programa de parentalidade digital PIPA

Silvana Alves Pereira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Um olhar para os nossos pequenos guerreiros: barreiras e oportunidades na continuidade do cuidado com o prematuro em vulnerabilidade socioeconômica
Mestrado

Helena Benes Matos da Silva
UFBA/Cidacs-Fiocruz-BA
Disparidades étnico-raciais na trajetória de crescimento infantil no Brasil: um estudo nacional longitudinal com 4 milhões de crianças

Mônica Maria Sousa de Oliveira
Fiocruz-RJ
e-Conexão Naturez@ - um estudo sobre a formação virtual-vivencial de profissionais da educação infantil do estado do Rio de Janeiro

Diego Palmiere Fernandes
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Inferência causal aplicada em políticas públicas regionais: o impacto do Proinfância no desempenho escolar dos municípios da Paraíba

Ingrid Pacheco
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Repercussões da Covid-19 na primeiríssima infância: percepções de famílias em contextos de pobreza sobre o crescimento e desenvolvimento infantil

Mirella Rabelo Almeida Farias Allende
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Contexto socioeducacional e a avaliação do desenvolvimento funcional e Comportamento adaptativo de crianças com Síndrome Congênita de Zika (SCZ): contribuições para a intersetorialidade entre educação e saúde
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