Conheça os finalistas da segunda edição
O 2º Prêmio Ciência pela Primeira Infância recebeu 150 inscrições de mestres e doutores de todas as cinco regiões do país. Após quase dois meses de seleção, o júri chegou à lista de finalistas.
O grupo será contemplado com uma capacitação em comunicação da ciência aplicada às políticas públicas e uma viagem para participação no evento de premiação, além de participação em uma rede plural de pesquisadores. Os vencedores serão conhecidos em outubro.
Valorização da diversidade e disseminação da ciência
O Prêmio Ciência pela Primeira Infância se destina a pesquisadores com estudos focados em temáticas da primeira infância e sua relação com o contexto brasileiro.
De forma a evidenciar a diversidade de abordagens existentes para as crianças de 0 a 6 anos, a seleção inclui critérios de priorização para pesquisadores de origem preta, parda ou indígena e com atuação nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Os selecionados são contemplados com uma jornada formativa sobre comunicação científica. Seus estudos também passam por um processo de edição orientado para a visualização dos resultados obtidos. Esses conteúdos são disponibilizados em diferentes formatos e incluem recomendações para a atuação de gestores com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à primeira infância. Além disso, os vencedores recebem um valor em dinheiro para investir na própria pesquisa.
Conheça pesquisadores e estudos reconhecidos
A primeira edição do Prêmio teve 15 agraciados, sendo 9 finalistas e 6 vencedores, divididos em três eixos temáticos.
Eixo Infâncias Plurais no Brasil
Dalila Xavier de França
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Mães que dialogam sobre racismo e valorização do grupo racial fortalecem a autoestima de crianças negras
Visualizar pesquisaJaqueline Lima Santos
CEDI/FMUSP
Diversidade na primeira infância: como implementar políticas públicas para o cuidado e desenvolvimento de crianças em povos e comunidades tradicionais
Visualizar pesquisaEmilene Leite de Sousa
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
A participação das crianças indígenas nos laudos antropológicos em processos de demarcação de terra
Visualizar pesquisaMaria Carolina Ortiz Whitaker
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Estratégias de fortalecimento da cultura de paz em famílias com crianças quilombolas
Visualizar pesquisaMíghian Danae Ferreira Nunes
Unilab Campus dos Malês
Espaços educativos sem racismo são indispensáveis para o desenvolvimento integral das crianças
Visualizar pesquisaEixo Desigualdades e Primeira Infância
Hermano Alexandre Lima Rocha
Universidade Federal do Ceará (UFC)
A transferência condicional de renda e a redução do atraso no desenvolvimento infantil
Visualizar pesquisaClarice Maria de Lucena Martins
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
A importância do equilíbrio entre atividade física, tempo sedentário e sono para o desenvolvimento infantil – Projeto Movement’s Cool
Visualizar pesquisaFabiana de Oliveira
Universidade Federal de Alfenas (Unifal)
O combate ao racismo na formação de professores da educação infantil
Visualizar pesquisaGilberto Kac
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Desigualdades e desenvolvimento na primeira infância: resultados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019)
Visualizar pesquisaThais Martins da Silva
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Desigualdades sociais no domínio psicológico da insegurança alimentar entre mães do Sul do Brasil durante a pandemia do Covid-19
Visualizar pesquisaEixo Avaliação de Políticas Públicas em Primeira Infância
Dandara de Oliveira Ramos
Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Cidacs-Fiocruz Bahia
Avaliação do impacto do Programa Bolsa Família na mortalidade na infância
Visualizar pesquisaDenise Lima Nogueira
Faculdade Luciano Feijão
Impacto das práticas de gestão à saúde materno-infantil na mortalidade das crianças de Sobral (Ceará)
Visualizar pesquisaPatrícia Alvarenga
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Mães que recebem orientações em visitas domiciliares sobre como brincar e se comunicar com seus bebês fortalecem o desenvolvimento dos filhos
Visualizar pesquisaChrissie Ferreira de Carvalho
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Intervenções com jogos melhoram habilidades emocionais de crianças na educação infantil
Visualizar pesquisaEduardo Chaves da Silva
Universidade de Brasília (UnB)
Garantir a participação de crianças e suas famílias na formulação de políticas públicas é fundamental
Visualizar pesquisa
Acompanhe nossas redes
Siga os perfis do NCPI para não perder nenhuma novidade