Terceira edição concluída
O 3º Prêmio Ciência pela Primeira Infância acaba de revelar seus vencedores. Acesse o hotsite para conhecer as pessoas pesquisadoras contempladas!
Valorização da diversidade e disseminação da ciência
O Prêmio Ciência pela Primeira Infância se destina a pesquisadores com estudos focados em temáticas da primeira infância e sua relação com o contexto brasileiro.
De forma a evidenciar a diversidade de abordagens existentes para as crianças de 0 a 6 anos, a seleção inclui critérios de priorização para pesquisadores de origem preta, parda ou indígena e com atuação nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Os selecionados são contemplados com uma jornada formativa sobre comunicação científica. Seus estudos também passam por um processo de edição orientado para a visualização dos resultados obtidos. Esses conteúdos são disponibilizados em diferentes formatos e incluem recomendações para a atuação de gestores com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à primeira infância. Além disso, os vencedores recebem um valor em dinheiro para investir na própria pesquisa.
Conheça os estudos reconhecidos
Pesquisas vencedoras e finalistas abordam temáticas prioritárias para as primeiras infâncias brasileiras
Eixo Infâncias Plurais no Brasil
Vencedora
Dalila Xavier de França
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Mães que dialogam sobre racismo e valorização do grupo racial fortalecem a autoestima de crianças negras
Vencedora
Jaqueline Lima Santos
CEDI/FMUSP
Diversidade na primeira infância: como implementar políticas públicas para o cuidado e desenvolvimento de crianças em povos e comunidades tradicionais
Finalista
Emilene Leite de Sousa
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
A participação das crianças indígenas nos laudos antropológicos em processos de demarcação de terra
Finalista
Maria Carolina Ortiz Whitaker
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Estratégias de fortalecimento da cultura de paz em famílias com crianças quilombolas
Finalista
Míghian Danae Ferreira Nunes
Unilab Campus dos Malês
Espaços educativos sem racismo são indispensáveis para o desenvolvimento integral das crianças
Eixo Desigualdades e Primeira Infância
Vencedor
Hermano Alexandre Lima Rocha
Universidade Federal do Ceará (UFC)
A transferência condicional de renda e a redução do atraso no desenvolvimento infantil
Finalista
Clarice Maria de Lucena Martins
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
A importância do equilíbrio entre atividade física, tempo sedentário e sono para o desenvolvimento infantil – Projeto Movement’s Cool
Finalista
Fabiana de Oliveira
Universidade Federal de Alfenas (Unifal)
O combate ao racismo na formação de professores da educação infantil
Finalista
Gilberto Kac
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Desigualdades e desenvolvimento na primeira infância: resultados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019)
Finalista
Thais Martins da Silva
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Desigualdades sociais no domínio psicológico da insegurança alimentar entre mães do Sul do Brasil durante a pandemia do Covid-19
Eixo Avaliação de Políticas Públicas em Primeira Infância
Vencedora
Dandara de Oliveira Ramos
Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Cidacs-Fiocruz Bahia
Avaliação do impacto do Programa Bolsa Família na mortalidade na infância
Vencedora
Denise Lima Nogueira
Faculdade Luciano Feijão
Impacto das práticas de gestão à saúde materno-infantil na mortalidade das crianças de Sobral (Ceará)
Vencedora
Patrícia Alvarenga
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Mães que recebem orientações em visitas domiciliares sobre como brincar e se comunicar com seus bebês fortalecem o desenvolvimento dos filhos
Finalista
Chrissie Ferreira de Carvalho
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Intervenções com jogos melhoram habilidades emocionais de crianças na educação infantil
Finalista
Eduardo Chaves da Silva
Universidade de Brasília (UnB)
Garantir a participação de crianças e suas famílias na formulação de políticas públicas é fundamental
Doutorado
Vencedor
Eduardo Viegas da Silva
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Avaliação do impacto de um programa de visitas domiciliares (PIM) de larga escala para promoção do desenvolvimento na primeira infância: quase-experimento aninhado à coorte de nascimentos de Pelotas de 2015
Vencedora
Eliana Campos Pojo Toutonge
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Gramáticas sociais das águas por crianças da comunidade quilombola Tauerá-Açú, Abaetetuba, Pará
Vencedora
Poliana Rebouças de Magalhães
Cidacs/Fiocruz-BA
Desigualdades raciais e mortalidade infantil no Brasil: um estudo longitudinal nacional de 19 milhões de recém-nascidos
Vencedor
Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Efetividade de uma intervenção participativa para promoção e apoio ao aleitamento materno por meio de rede social on-line
Vencedor
Ueliton Santos Moreira Primo
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Como conversar as crianças sobre raça e racismo: experiências de famílias brasileiras
Finalista
Carolina Santiago Vieira
Cidacs/Fiocruz-BA
Mudanças recentes nas trajetórias de crescimento: um estudo de coorte de base populacional com mais de 5 milhões de crianças brasileiras nascidas entre 2001 e 2014
Finalista
Gioconda Ghiggi
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
O lugar das crianças migrantes e refugiadas nas políticas públicas em educação infantil no Brasil
Finalista
Maria del Pilar Flores-Quispe
Cidacs/Fiocruz-BA
Qualidade da atenção à saúde da criança na primeira semana de vida na atenção básica no Brasil: uma análise do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica
Finalista
Mirela Dantas Ricarte
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Percepção de cuidadores sobre o programa de parentalidade digital PIPA
Finalista
Silvana Alves Pereira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Um olhar para os nossos pequenos guerreiros: barreiras e oportunidades na continuidade do cuidado com o prematuro em vulnerabilidade socioeconômica
Mestrado
Vencedora
Helena Benes Matos da Silva
UFBA/Cidacs-Fiocruz-BA
Disparidades étnico-raciais na trajetória de crescimento infantil no Brasil: um estudo nacional longitudinal com 4 milhões de crianças
Vencedora
Mônica Maria Sousa de Oliveira
Fiocruz-RJ
e-Conexão Naturez@ - um estudo sobre a formação virtual-vivencial de profissionais da educação infantil do estado do Rio de Janeiro
Finalista
Diego Palmiere Fernandes
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Inferência causal aplicada em políticas públicas regionais: o impacto do Proinfância no desempenho escolar dos municípios da Paraíba
Finalista
Ingrid Pacheco
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Repercussões da Covid-19 na primeiríssima infância: percepções de famílias em contextos de pobreza sobre o crescimento e desenvolvimento infantil
Finalista
Mirella Rabelo Almeida Farias Allende
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Contexto socioeducacional e a avaliação do desenvolvimento funcional e Comportamento adaptativo de crianças com Síndrome Congênita de Zika (SCZ): contribuições para a intersetorialidade entre educação e saúde
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